GOOGLE DOCS - Formação do professor: questões norteadoras

Abre-se aqui um espaço para construirmos juntos um texto colaborativo acerca da

FORMAÇÃO DE PROFESSORES: questões norteadoras

Espero que participem enviando sua colaboração a partir do link abaixo: 
 
https://docs.google.com/document/d/15RhH19a4NUI4-sRe1hj1BScp4YFwh72mun_4bVwuBMg/edit#heading=h.bd1oqsran3ij

Formação do professor: questões norteadoras


Este é um texto colaborativo para discutir questões da formação do professor de Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental iniciando pela....
definição do que concebemos e como entendemos este momento de formação inicial com vistas à constituição profissional do professor, buscando respaldar a sua ação pedagógica com subsídios teóricos e práticos que venham respaldar o seu reconhecimento profissional para atuar com segurança, comprometimento e seriedade em turmas de Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental. É importante o professor se reconhecer no processo de formação inicial, uma vez que neste processo de formação inúmeros fatores e condicionantes entram em cena e em jogo, contribuindo para que o professor em seu processo de formação profissional reúna todos estes elementos para em harmonia e com propriedade, reconhecer-se no movimento de constituição profissional para o exercício da docência... A necessidade de se refletir sobre a formação profissional do professor para atuar na Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental nos remete a reconhecer a importância da construção do conhecimento científico pelas crianças destes níveis de ensino num movimento de ação multidisciplinar e unidocente por parte do professor que busca na sua ação docente... articular os processos de leitura, escrita, resolução de problemas, interpretação, entendimento e compreensão do mundo com as áreas do conhecimento, numa abordagem multi e interdisciplinar, mobilizando diversos saberes que se configuram como imprescindíveis na atuação pedagógica unidocente do professor que atua na Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental na perspectiva da Escola da Infância... O processo de mobilização de saberes do professor tem estreita relação com a formação inicial vivenciada pelas vias do Estágio Curricular Supervisionado oportunizado no processo de formação acadêmica a partir da segunda metade do Curso de Graduação com a finalidade de propiciar um melhor domínio no trabalho a ser desenvolvido e a possibilidade de encadeamento da teoria com a prática... No processo de formação é necessário também que se resgate o valor do planejamento diário como um roteiro e referencial organizador, do modo como o professor pensa e age e de suas intenções durante a relação ensino e aprendizagem, propiciador de um processo reflexivo sobre a própria prática e de interações com os colegas de profissão... Para finalizar, não podemos deixar de considerar que o professor, ao efetivar a docência, passa a expor os traços de seu processo de socialização, revelando sua origem social e cultural, aspectos estes que acabam por permear o modo como expressam suas opiniões, interagem com suas turmas e com colegas, assim como organizam suas propostas diárias de trabalho.
 
Fica aqui um espaço aberto para novas participações a respeito desta temática!

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